Quais são as aves exóticas?

A criação de aves exóticas é muito lucrativa e cresce cada vez mais no Brasil. No entanto, algums pessoas ainda confundem muito o termo exótico… é o seu caso?

Já perdi a conta de quantas vezes me perguntaram se eu crio araras azuis, por exemplo. A minha autorização de manejo, contudo, não contempla as aves silvestres. A questão é que nem todo mundo entenda a diferença entre aves exóticas, silvestres e domésticas.

Mas não tem problema. Minha função é mesmo explicar! Por isso, acompanhe o artigo abaixo e entenda melhor:

Entenda o que são aves exóticas, domésticas e silvestres

cacatua alba é uma das aves exóticas mais caras
Bebês de cacatua alba / Imagem: REI DAS AVES (proibida veiculação sem créditos)

Tenho certeza que você conhece alguém que cria calopsita, certo? Essa ave muito popular dispensa autorização dos órgãos ambientais. De origem australiana, ela poderia ser exótica, mas não. E você já vai entender o motivo.

O que acontece é que as aves exóticas são aquelas que não fazem parte da fauna brasileira. A maior população de espécies de araras, por exemplo, vive no Pantanal. Entretanto, você não vai encontrar um banco de Lóris Molucanos — igual o meu Lórinho — numa floresta do Brasil. Entende a diferença?

Isso significa que as aves silvestres são aquelas que fazem parte do nosso ecossistema. Enquanto isso, as exóticas vieram de fora e não da nossa fauna.

Talvez agora você pergunte, mas e as calopsitas?

Tanto calopsita quanto periquito australiano passaram por um processo chamado de domesticação. Na prática, isso significa que foram introduzidas na nossa fauna e encontradas na natureza brasileira, mesmo não tendo origem aqui. É o mesmo caso das galinhas e do canário belga, que também podem ser criados em casa, sem uma legislação específica.

Convém dizer que nos estados do Paraná e de Alagoas, aves como Ring Neck também são considerados domésticos. Mas isso depende das leis estaduais e da gestão de fauna local.

Veja uma lista de aves exóticas

Via de regra, apesar da exceção desses dois estados, os Ring Necks são aves exóticas. Com origem na Índia, na África e no sul da China, são aves que não podem ser introduzidas na fauna brasileira, sob pena de multa. Além desta, veja uma lista de aves exóticas que seguem a mesma regra:

  • Rosela;
  • Red Rumped;
  • Cabeça-de-Ameixa;
  • Cacatua Galah;
  • Cacatua Alba;
  • Lóris,
  • Turaco;
  • Agapornis;
  • Kakariki;
  • Papagaiodo Congo;
  • Papagaio Meyer;
  • Papagaio Timneh.

E muitos outros que possuem uma demanda imensa!

Na verdade, as aves exóticas possuem uma procura crescente. Durante a pandemia, a busca por uma ave pet disparou. Por serem fáceis de cuidar, são uma opção que costumam agradar toda família. E o melhor é que são muito valiosas, sendo uma importante fonte de lucro para criadores. Eu mesmo costumo chamar de mina de ouro, na verdade.

Em resumo, existem muitas aves exóticas. Essa é a forma como são chamadas as aves que não fazem parte da nossa fauna. Existem algumas mais populares do que outras, e todas seguem algum tipo de regularização dos órgãos ambientais, tendo valores de venda muito altos.

Mas e você, já conhece ou já tem alguma dessas aves? Já pensou em criar? Então CLIQUE AQUI e assine o canal do REI DAS AVES no Youtube! Tem muitos vídeos ensinando como iniciar a criação!

Deixe seu comentário

ÚLTIMAS POSTAGENS