Quem é o Rei das Aves

Criador de aves exóticas há mais de 15 anos, Gil Piske passou a ser mais conhecido como Rei das Aves. É um dos maiores da América Latina, sabia?

Nascido na pequena São Gabriel da Palha, no Espírito Santo, Gil mora hoje na Serra, também no ES. E é lá que mantém seu criatório com diferentes espécies como Ring Neck, Rosela, Cabeça-de-Ameixa, Red Rumped, Kakariki, Grande Alexandre e muito mais.

Fundador da Comunidade Rei das Aves, se tornou também uma referência para iniciantes. Conheça mais de sua história a seguir!

De vendedor de picolé a Rei das Aves

Gil Piske, Rei das Aves
Gil Piske, Rei das Aves Imagem: REI DAS AVES (proibida veiculação sem créditos)

Você lembra do Orkut? Foi assim que Gil Piske tentou comprar seu primeiro Ring Neck. Um amigo da época tinha um casal e ele se apaixonou pela espécie, ainda sem saber que eram tão lucrativas. No entanto, essa paixão por aves veio desde a infância.

Nascido e criado na roça, Gil só foi morar na cidade aos 9 anos de idade. Antes disso, vive em sítio mesmo, junto com os pais. “Lembro até hoje de levantar cedinho para entregar leite com meu pai, de bicicleta”, conta ela, sobre suas primeiras lembranças. Anos depois, também trabalhou vendendo picolé na rua, embora gostasse mesmo da rotina no campo.

Quando adolescente, teve diferentes trabalhos. Viajou o Brasil inteiro trabalhando com ensino profissionalizante, mas sentia muita saudade da rotina mais perto da natureza. Foi quando conheceu as aves exóticas e decidiu investir no negócio.

Até então, ele conhecia e até já tinha criado calopsitas em apartamento, mas nada além disso. Foi só quando os Ring Necks entraram em sua vida que as coisas mudaram. E mudaram muito. Ao vender sua primeira ave, que custava R$7 mil e que foi paga à vista, ele entendeu que tinha um mina de ouro nas mãos. Porém, teve algumas dificuldades ao explorar esse mundo, pela falta de informação. A maioria era em inglês, e em pouca quantidade.

Falta de informação não impediu o sucesso

Embora tudo possa ser encontrado na internet, a criação de aves exóticas não tinha quase nada on-line 15 anos atrás. Tanto que o Rei das Aves precisou cometer erros e aprender por conta para conseguir entrar neste mercado. Na verdade, os mais antigos costumam ser mais fechados, e não ajudam tanto. Mesmo assim, Gil estava decidido a transformar a criação de aves em algo lucrativo.

Casado com Neia Piske, Gil lembra que passava noites e noites estudando sobre manejo, genética, alimentação. Tudo para ter aves saudáveis — o que precisa ser prioridade — e valorizadas. Aos poucos, conseguir iniciar a criação e aumentar o plantel de forma inteligente, investindo em acasalmentos assertivos e tendo muitos filhotes.

Considerado já uma lenda, uma das primeiras aves que comprou foi o Vovozinho. O Ring Neck está no criatório do Rei das Aves há 14 anos e é recordista no número de filhotes. Muita gente brinca que apenas com essa ave, já conseguiu pagar a Mercedes da Rainha. E se colocar na ponta do lápis, o valor de seus filhotes realmente foram muito lucrativos, já que se trata de um Ring Neck violeta.

Criticado e admirado por ter se tornado Rei das Aves

Neia Piske
Neia Piske, a Rainha / Imagem: REI DAS AVES (proibida veiculação sem créditos)

Consciente de que sua trajetória é uma inspiração, o Rei das Aves decidiu retribuir seu sucesso de alguma forma. Foi assim que criou a Comunidade Rei das Aves e a Universidade das Aves, que está em desenvolvimento.

Como o meio da criação de aves exóticas sempre foi muito fechado, Gil achou que já era hora de fazer diferente. Em vez de esconder os segredos da criação, o capixaba resolveu ensinar e criar novos parceiros comerciais. Afinal, apesar de ser graduado em uma área da informática, grande parte da sua vida foi dedicada às aves. E esse conhecimento precisa ser compartilhado mesmo que tenha recebido muitas críticas de colegas.

Atualmente, a Comunidade tem mais de 700 alunos. São novos e antigos criadores de todo país em uma rede de apoio e troca de informações. É o chamado Google das Aves, com todos os tipos de resposta sobre aves. Além disso, oferece curso completo para quem deseja iniciar a criação e ganhar dinheiro com as aves de forma legalizada.

Em resumo, o Rei das Aves é um exemplo de alguém que começou com uma vida humilde e hoje é muito bem sucedido. Vindo do campo, encontrou na criação de aves exóticas uma forma de ficar perto da natureza e ainda ganhar dinheiro. E, justamente por isso, retribui sempre que pode, ajudando a formar novos criadores para este mercado que está em espansão.

Para saber mais sobre o dia a dia do Rei das Aves, CLIQUE AQUI e siga no Instagram! Tem conteúdo novo todos os dias nos stories.

Deixe seu comentário

ÚLTIMAS POSTAGENS